terça-feira, junho 20, 2006

Notícia Fundão

Em causa está a descarga de esgotos para a Ribeira da Meimoa e para uma charca privada no Fundão.


O Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SPNA) do destacamento da GNR do Fundão levantou, na última segunda-feira, um auto de notícia de contra-ordenação por poluição à Águas do Zêzere e Côa (AZC) devido à descarga de esgotos para a Ribeira da Meimoa, no Fundão. O auto foi lavrado por a patrulha ter verificado no local «uma infracção de rejeição de Águas Residuais sem tratamento em Domínio Público Hídrico», adianta a responsável pelo SPNA, Isabel Adriano, tal como estipula o decreto-lei 46/94 de 22 Fevereiro. O caso já foi comunicado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A poluição da água, que ocorreu no último fim-de-semana por não se ter fechado uma válvula da Estação Elevatória – que concentra e desvia os efluentes de uma grande parte do concelho do Fundão e de freguesias como Fatela, Valverde e Alcaide para a Grande ETAR do concelho – foi detectada por um proprietário local, no passado sábado, quando verificou que a charca da sua quinta estava «poluída, tinha maus cheiros e águas turvas», disse Francisco Lino.

Fundão, se precisares de ajuda para organizar uma manifestação ou algo do género, não te acanhes.. chama "o cantinho do serrado", estamos contigo. Abraço

Sem comentários: